Páginas

13 de jan. de 2010

Amor pelos focinhos, SUIPA.



Fundada em 1943 por um grupo de pessoas de várias classes sociais, todos amantes dos animais. Inicialmente a SUIPA se chamava "Sociedade União Infantil Protetora dos Animais" porque os protetores traziam seus filhos para auxiliarem no tratamento de cães encontrados doentes em via pública e trazidos para o pequeno barracão na antiga Av. Castelo Branco, depois Av. Suburbana e atualmente Av. Dom Hélder Câmara no. 1801, subúrbio carioca. Naquela época, o local era uma área rural, sem qualquer recurso.

No final dos anos 50, o grupo de protetores foi se modificando e, como não havia mais a presença de crianças no auxilio aos animais abrigados, os novos diretores cadastraram como "Sociedade União Internacional Protetora dos Animais". Intelectuais como: Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho, Paschoal Carlos Magno, Rachel de Queiroz e outros célebres e amantes da causa animal eram associados, alguns diretores e outros conselheiros, participavam de assembléias e "incomodavam" as autoridades.

Com mais de sessenta anos de existência, mantida apenas pelos associados, esta Entidade diariamente vem lutando a favor da causa animal. Por causa disso, a SUIPA tornou-se conhecida popularmente. Sem fins lucrativos e contra a eutanásia em qualquer espécie viva, a SUIPA atua incansavelmente no auxílio aos animais, orienta as pessoas sobre diversas situações, colabora com autoridades policiais e judiciais, recebendo e abrigando animais retirados de rinhas ou de locais insalubres etc.

Diariamente chegam diversos animais em estado grave tanto na Assistência Veterinária (Ambulatório) e no Abrigo da SUIPA. A equipe de profissionais trabalha como se estivesse em um hospital público que atende humanos. Casos de envenenamento, de animais baleados, esfaqueados, atropelados e com queimaduras generalizadas são comuns no cotidiano da Entidade. Atendendo também particular, mas quando a pessoa não pode arcar com os gastos, contribui com o que pode.

Sem nunca ter recebido qualquer tipo de ajuda financeira de autoridades brasileiras. Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, todos associados, trabalham gratuitamente, e a cada três anos, são eleitos em Assembléia Geral Ordinária. A área de Tesouraria / Contabilidade está sob responsabilidade de uma empresa terceirizada e a Diretoria solicita a outra empresa que seja realizada uma Auditoria. A entidade sobrevive, com despesas mensais "salgadas" e dívidas altas. Entretanto, se mantém em atividade graças às contribuições mensais de seus associados em todo país.

A finalidade da SUIPA é de melhorar, a cada instante, a situação de descaso e de abandono dos animais em geral, também de conscientizar às pessoas de que os animais merecem respeito, devendo ser bem cuidados e protegidos.


Fonte: Suipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita