Poupar é usar menos que resulta em gastar menos dinheiro. Vamos tentar fazer com que as dicas abaixo se tornem hábitos? Não é tão difícil assim, e o resultado é ótimo para o planeta e para você:
- Habitue-se a desligar todas as luzes cada vez que sai de um cômodo. Não tem porque elas ficarem acessas sem você estar ali, e o único trabalho que vai ter é o de acender quando voltar.
- Um regulador de intensidade de luz também pode ajudar a reduzir o consumo de eletricidade. Em alternativa, escolha sempre a iluminação que gasta menos, como as lâmpadas fluorescentes. E também pode usar alternativas, como um abajur quando for ler.
- Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Não se assuste com o preço, apesar de serem um pouco mais caras que as lâmpadas “normais” é um investimento que compensará, consomem seis vezes menos energia e duram oito vezes mais.
- Pode parecer inofensivo, mas a verdade é que a sua conta de eletricidade vai registar menos dinheiro se passar a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby (aquela luz de presença vermelha que se mantém depois de apagarmos a TV no controle, continua a gastar 25% de energia), isto aplica-se a televisões, DVDs, aparelhagens de som, etc.
- Desligue todos os aparelhos que não estão sendo utilizados no momento – computadores, impressoras, scanners, máquina de café, microondas...
- Evite deixar o celular carregar a noite toda. Pois, infelizmente, continua a gastar eletricidade, mesmo que a carga já esteja completa. E quando pegar o celular depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, pois vai continuar consumindo energia.
- Ao cozinhar, aprenda estes 2 truques: cozinhe com as tampas das panelas colocadas, consome apenas um quarto da energia que precisaria se não o colocasse; desligue sempre o forno ou as bocas do fogão alguns minutos antes do previsto, o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos. Em alternativa, escolha panelas de pressão ou a vapor, permitem uma poupar até 70% de eletricidade.
- Para aquecer alimentos, escolha o microondas em vez do forno ou fogão.
- Atenção à porta da geladeira, junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta e tente retirar tudo o que precisa de uma só vez. Certifique-se que a porta fique sempre bem fechada, ao ficar aberta gasta ainda mais do que o habitual!
- Sabia que o freezer e o congelador cheios são mais eficientes do que quando estão vazios? E não se esqueça de limpar, de forma regular, o gelo acumulado, muito gelo aumenta o consumo elétrico.
- As máquinas de lavar louça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima.
- As máquinas de lavar louça e roupa gastam mais energia no aquecimento da água, ou seja, basta lavar a 40º em vez de 60º para poupar mais de 40% de eletricidade. Se puder, lave com água fria e a maioria destes eletrodomésticos disponibiliza programas económicos, por isso, aproveite-os sempre.
- Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo ar livre. Porém, quando a utilizar, não se esqueça, sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado.
- Reduza o tempo de utilização do ar condicionado, isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Se puder escolher, opte por vidros duplos, além de garantir um excelente isolamento térmico, o excelente isolamento acústico.
- Nos meses de verão, mantenha janelas e cortinas fechadas nas horas de maior calor, abrindo-os de manhã ou à noite (quando estiver mais fresco). Isto pode levar a uma menor utilização de ar condicionados. Por falar em ar condicionado, deve limpar ou mudar o seu filtro todos os meses, poupando até 20% de eletricidade. Outro truque: basta manter uma temperatura ambiente de 25º, em vez de reduzir para os 20º. Em alternativa, escolha os ventiladores, de teto ou de pé, são mais econômicos.
- Baixe a temperatura da água quente. Se o seu chuveiro for elétrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água (provavelmente nem vai notar) para começar a poupar.
- Use e abuse da luz natural. Abra as cortinas e janelas para iluminar e aquecer a casa em dias de frio.
- Pode ainda poupar eletricidade no exterior da casa. De forma direta, com a instalação de sensores, para que a iluminação exterior seja ativada apenas na presença de alguém. De forma indireta, através da jardinagem, ou seja, plante árvores e arbustos altos para criar agradáveis sombras no verão e para bloquear ventos gelados no inverno.
Para ver se realmente da resultado precisamos começar, que tal agora mesmo? Quando sair do cômodo em que esta não se esqueça de desligar a luz, e se possível o computador, caso não possa desligue pelo menos o monitor. O Planeta Agradece!
Fonte:http://saberpoupar.com/
Adoro seu blog e agora estou sempre por aqui!! Muito bom seu post, informativo e com o dom da palavra! Ja sigo algumas dessas recomendações, mas eh sempre bom estar relembrando e divulgando tudo que faz bem ao nosso planeta tao carente de cuidados, neh? E nesse caso, do bolso tbm, hoje mesmo vi uma noticia dizendo que o preco da energia no Brasil ira aumentar...
ResponderExcluirBeijos e parabéns!!
http://vivendoeuropa.blogspot.com
http://alimentosemsofrimento.blogspot.com
Obrigada Carol!
ResponderExcluirAhhhh, vou te seguir, tah? Beijinhos
ResponderExcluir