Páginas

27 de jul. de 2010

Os cem lugares que devem desaparecer em breve


A revista Newsweek produziu um especial com os cem lugares que estão ameaçados por fortes problemas ambientais, catástrofes climáticas ou mesmo pela presença e ação do homem. Se os cientistas estiverem certos esses locais podem desaparecer ou sofrer mudanças radicais por causa do aquecimento global.

“Seja qual for sua visão de políticas públicas que cercam o tema, este trabalho mostra o que está em risco se formos complacentes face à rápida mudança do clima”, diz a revista.

Na internet foi disponibilizado um mapa, no qual você escolhe a região do mundo e vê os lugares que estão sobre alerta. Entre eles dois são no Brasil.

O primeiro brasileiro que aparece, em terceiro lugar do ranking, é Recife, em Pernambuco. A revista afirma que a cidade é altamente vulnerável a aumentos do nível do mar, furacões e tempestades. Além disso, a degradação de seus bancos de coral também pode expor a cidade a inundações.

A Floresta Amazônica também surgiu entre os ameaçados, ela cobre cerca de 550 milhões de metros quadrados de nove países e tem 20% de todas as espécies animais e vegetais do mundo. E pelo menos um terço dela poderá ter desaparecido até a metade do século.

O alerta foi dado, e não foi agora pela revista e sim há muito tempo, mas ainda temos chances de mudar essa situação. Para fazer é só querer. Até mesmo o Rei do Pop em um de seus ensaios para a turnê que não aconteceu falou "A mensagem é: cuidem do planeta. Temos quatro anos para repararmos nossos erros. Depois disso os danos serão irreversíveis", pelo que ele disse ainda temos algum tempo, mas é pouco então temos que começar a agir logo!

Fonte: http://www.newsweek.com/feature/2010/100-places-to-remember.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita