Páginas

23 de fev. de 2011

Carnaval: uma festa só para alguns

(Foto Marcos Tristão. www.extra.globo.com)

Carnaval pode se resumir em uma festa onde todos estão felizes com amigos, familiares e amores curtindo blocos ou mesmo relaxando. Mas por trás de toda essa alegria existe um lado que sofre e até morre. A natureza por muitas vezes pede socorro em épocas festivas como essa, pois centenas de lixo são jogados nas ruas, praias, cachoreiras e florestas.

Muitas pessoas esquecem que mesmo em um momento divertido se deve ter consciência, principalmente ambiental. Sempre tem gente trabalhando nessa época, se não tiver lixeira por perto, entregue a pessoa que esta juntando latinhas, certamente ela esta fazendo isso para vender, além de ser solidário com ela será também com o meio ambiente.

Alguns pensam que nada vai acontecer por ter deixado uma simples latinha ou um saco plástico no chão, mas milhares de animais morrem ou ficam com sequelas depois de injerir pequenos pedaços de plástico, por acharem que era água-viva, ou se ferem em tampas de garradas, latinhas ou vidros. Ou os corais que morrem por serem danificanos pelos resíduos humanos deixados no mar.

Na Bahia em 2010, a praia Porto da Barra, a terceira mais bonita do mundo, virou um mar de latas e mergulhadores voluntários recolheram mais de mil pertences não pertencentes ao mar. Em São Luis a coisa não foi muito diferente, como mostra o site O Imparcial Online, que conta como todos os anos a sujeira deixada pelos foliões e ambulantes atrapalham os pedestres e comerciantes.

No RJ existe o Bloco da Limpeza que tenta reaproveitar o lixo deixado nas ruas e nas praias. Essa tentativa é válida, mas as pessoas deveriam se conscientizar que lixo é no lixo, xixi no banheiro (lembrando que no RJ urinar na rua da cadeia, até o dia 22 de fevereiro de 2011 a quantidade de “mijões” já ultrapassava 100 presos, como mostra o Jornal Destak) e que jogar sujeira nas ruas ou na natureza é falta de educação e respeito.

Contribua para que essa e outras festas não sejam tristes para ninguém, em especial para a natureza que não tem nada haver com trios elétricos, batuques e nem bebe refrigerante e cerveja para ter sua casa cheia de lixo. Faça sua parte recolhendo seu lixo e, se sua consciência permitir, recolha os que estiverem próximo.

Um comentário:

  1. Olá Camila!!

    Tenho algumas escolas participando do ENO TREE PLANTING DAY no Rio... A prefeitura de Niterói é nossa parceira, todas as escolas municipais vão participar. Me manda seu email que eu envio as informações p vc.

    Adorei seu blog!!

    abs

    Rosa.sousant@enoprogramme.org
    http://enobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita