Páginas

20 de mar. de 2009

Uma crise que não é a econômica

Um problema que todos sabem e do qual todos somos culpados, é isso mesmo os seres humanos são culpados; efeito estufa, aquecimento global, buracos na camada de ozônio, emissão desenfreada de gases poluentes... uma lista que poderia ser crescida com muitos outros itens. O mundo não anda nada bem e não é preciso ler muita coisa para saber disso.

Uma das coisas mais importantes é sabermos que nós somos os culpados por essa situação e que depende somente de nós para mudá-la e deixar um futuro melhor para as novas gerações e para nós mesmos.

Um dos grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais da Terra é a tecnologia, além da energia usada durante a produção, o desperdício de energia e a irresponsabilidade dos usuários são os culpados disso, como por exemplos os computadores que por muitas vezes ficam com seus monitores ligados quando desnecessário.

Essa questão sendo tratada por grandes empresas, que cada vez mais investem para preservar o meio ambiente, criando produtos menos danosos quando são usados e na hora de seu descarte. Muitas estão começando a reduzir o consumo de energia, utilizar material reciclável ou renovável e criando também produtos que possam ser reciclados. Alguns exemplos de atitudes já tomadas e que estão por vir:

-> Lixo eletrônico
94% dos matérias contidos nos aparelhos eletrônicos podem ser reciclados mas infelizmente não é isso que acontece. Estes produtos contêm diversas substâncias prejudicais ao meio ambiente e a própria saúde humana. Um exemplo bem próximo à realidade de pelo menos 60% da população mundial é o celular, a bateria da maioria dos modelos possui uma substância tóxica, níquel-cádmio, que pode causar câncer em diversos órgãos do corpo humano, ataques asmáticos e outro problemas de pulmão, fígado e sangue.

-> Selo verde
Foi criado um selo de qualidade para os produtos que apresentam o menor consumo de energia possível e redução de impacto sobre o meio ambiente na sua produção. A ONG Green Eletronics Council que criou esse padrão de qualidade com selo lectronic Product Environmental Assessment Tool (ferramenta de avaliação ambiental de produtos) ou Epeat. No site (http://www.epeat.net/) é possível ter mais detalhes sobre e também uma lista dos produtos eletrônicos ambientalmente responsáveis.

-> Google preto
Em 2007 um blog publicou uma postagem afirmando que se a página inicial Google fosse preta seria economizado, no mundo todo em um ano, 3 mil MWh (Megawatt hora) quantidade suficiente para abastecer durante um mês 100 mil habitantes.

Baseado nisso a Heap Media criou um site de busca, chamado Blackle, que utiliza o sistema Google para fazer pesquisas na internet.

-> Computadores
A Asustek Computer, de Taiwan, no final de 2007 apresentou um notebook, o Asus EcoBook, revestido por bambu. A empresa disse que o cultivo e a colheita do bambu é menos prejudicial a saúde da terra, além disso é mais ecologicamente correto do que couro. Hoje em dia também já se pode encontrar outros dispositivos como teclados e mouses de bambu.

-> Impressora
Que tal abandonar a tinta ou o toner da impressoras? Essa é uma das propostas vista no Greener Gadgets Designer Competition (Competição de Design de Bugigangas Verdes), de Jeon Hwan Ju. A RITI Printer funciona a base de café, isso mesmo o velho e bom café, é só adicionar água e café para que ela trabalhe assim como faz na cafeteira, mas ao invés do liquido preto o resultado será sua impressão. A triste notícia é que o produto não tem previsão para sair no mercado.

-> Carregadores
Universal Solar Charger um carregador que utiliza energia solar, é compatível com quase todos os aparelhos eletrônicos e bem mais econômico do que seus carregadores convencionais. O IPhone também ganha um novo carregador o Solar Leather Flip for iPhone, da empresa Solar Arcadia, que é uma capa capaz de carregar a bateria do telefone apenas com a energia solar.

Uma novidade muito interessante é o protótipo GettaGrip Musclephone, que carrega a medida que a pessoa aperta. Sem depender dos carregadores convencionais ele apenas precisa que você o aperte por 40 segundos, 20 em cada mão e pronto estará carregado. Não te deixa na mão quando você mais precisa porém não tem data para o lançamento.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info

2 comentários:

  1. materia mto interessante que as pessoas ignoram, soluções fantasticas para salvar o planeta.

    ResponderExcluir
  2. humm gostei da matéria!

    e da foto de topo do seu blog!!

    xou!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita