Páginas

20 de jun. de 2010

Falta de responsabilidade faz o RJ perder pelo menos quatro Maracanãs



Soltar balões é crime, como todos sabem. Mas a falta de responsabilidade de alguns fez o Rio de Janeiro perder pelo menos quatro estádios do Maracanã de área verde. Segundo os bombeiros do quartel do Humaitá, o fogo no Morro dos Cabritos pode ter começado após a queda de um balão. O incêndio começou por volta das 22h de sábado, 19 de junho, e quase 24h depois ainda pode existir brasas.


No domingo de manhã depois de achar que tudo havia sido controlado os bombeiros tiveram que retornar rapidamente. Um deles explicou que possivelmente havia brasas no alto do morro e que o vento facilitou a combustão. Dois helicópteros que estavam trabalhando no local buscavam água na lagoa Rodrigo de Freitas na tentativa de controlar o fogo.


O Morro dos Cabritos fica na Zona Sul carioca, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e Copacabana. Com medo que o incêndio pudesse chegar as casas moradores chegaram a deixar seus imóveis. O trânsito na região da encosta ficou congestionado por boa parte da madrugada. O fogo foi visto por diversos bairros, como Jardim Botânico, Gávea, Ipanema, Humaitá e Lagoa.


De acordo com Eduardo Paes, Prefeito do Rio, um plano de emergencial de reflorestamento será posto em prática o mais rápido possível. Ainda segundo ele, os locais mais atingidos foram Morro dos Cabritos, Ladeira do Sacopã e o Corto do Cantagalo.

Ninguém ficou ferido e as chamas não chegaram as casas. Mas, e os animais que viviam por ali já com seu habitat super reduzido? Morreram de forma cruel ou fugiram, mas fugiram para onde? Um balão pode ser bonito, mas esses segundos de beleza estragam a vida de milhares, nesse caso de animais.

Não só os balões, também as fogueiras feitas na mata, cigarros jogados acessos em áreas verdes, entre tantas coisas que as pessoas fazem sem pensar e acabam tirando a vida de seres que já não tem mais para onde ir. Só possuem essas poucas áreas verdes que sobraram, vamos preservar o que resta da natureza, não só no Rio como em todos os lugares.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita